“O riso nem sempre é uma virtude – mas o excesso de seriedade é, invariavelmente, um defeito.”
José Francisco Botelho – Humor – Virtude no. 12. Revista Vida Simples. Agosto de 2014.
O dia-a-dia de uma pequena empresa pode ser, às vezes, bastante massacrante. Preparar o produto ou serviço, ter que refazer por conta de algum erro, reclamar com o fornecedor por conta de atraso, ouvir reclamações de clientes, descobrir deslizes dos funcionários, enfim… motivos sobram para considerar esses fatos grandes problemas. E, se não estamos preparados para lidar com eles, olha aí o mau humor se instalando.
Botelho diz mais: “Sem um toque de humor, todas as virtudes podem acabar desvirtuadas: a própria sabedoria, quando se leva demasiado a sério, aproxima-se perigosamente do dogmatismo. Não é por acaso que os fanáticos geralmente carecem de senso de humor: pois o fanatismo é um excesso de certeza, enquanto o humor é a consciência de que todos os assuntos e ações humanas têm uma pitada de insegurança.”
Levanta aí o braço quem consegue tocar o seu negócio com absoluta certeza de como será o amanhã. Aqueles problemas do dia-a-dia nada mais são do que resultado de ações e reações as quais não controlamos.
Então, só nos resta a escolha: vamos de mau humor ou com um sorriso nos lábios. A primeira opção você já sabe: vai cristalizar as suas preferências, as suas “certezas” e também vai te deixar cedo cedo com muitas rugas.
Ria para a sua empresa, ria de você mesmo(a), dos erros que pode ter cometido. O bom humor do seu sorriso vai tornar mais fácil a transformação dos fatos motivadores de problemas em fatos geradores de melhorias ou até mesmo de inovações. SORRIA!