Fraquezas podem impactar de duas formas: ou impedindo que a empresa aproveite as oportunidades de mercado que estão surgindo, ou fazendo um match com as ameaças do mercado e prejudicando ou até falindo o seu negócio.
Mas, afinal, o que é exatamente uma fraqueza? É toda e qualquer característica interna da empresa que por si só atrapalha o alcance dos objetivos empresariais. São características controláveis, tais como: deficiências no tamanho e na competência da equipe, más condições das instalações físicas, inadequações tecnológicas, falta de planejamento, desconhecimento da LGPD, e por aí vai. Algumas características pessoais podem até ser fraquezas de um líder ou de um colaborador, porém somente serão consideradas fraquezas empresariais caso impeçam o cumprimento dos objetivos ou da Missão, ou até caso ofendam os valores e princípios da empresa. É preciso saber distinguir… afinal pessoas são pessoas, com suas características próprias diversas.
Liste as fraquezas de sua empresa e utilize uma ferramenta para identificar o nível de impacto que cada uma causa (uma análise SWOT, por exemplo). Se os atrasos recorrentes da sua logística de entrega estão fazendo sua empresa perder mercado em algumas regiões de alta rentabilidade, é hora de corrigir isso! Ah, mas espera aí, tem também o alto CAC (custo de aquisição de clientes), bem maior do que o da concorrência, e que está consumindo uma parte considerável dos resultados… Então, mensure o impacto dessas duas fraquezas e escolha qual atacar primeiro. E essa mensuração tem que ser em relação às oportunidades perdidas e em relação ao favorecimento que essas fraquezas podem estar causando nos efeitos das ameaças do ambiente externo. Olhe sempre sob os dois prismas!
E VQV, perseguindo o sucesso!