A sigla vem do termo em inglês Minimum Viable Product, ou, traduzindo, produto mínimo viável.
Representa a experimentação operacional de um negócio, novo ou não, em suas condições mínimas. Pode ser a venda de produtos ou de serviços.
Quando se opta pelo MVP o investimento é o menor possível, a infraestrutura é a menor possível, a complexidade do produto ou serviço é a menor possível. Tudo é simples e pequeno. Poucos fornecedores, poucos clientes, processos simples e ágeis. É uma opção que busca minimizar os riscos.
Após a fase do MVP muitas dúvidas do plano de negócio são esclarecidas e o empreendedor ganha segurança para as fases seguintes, de consolidação do produto/serviço em sua forma definitiva, escalada e crescimento.
É uma excelente opção quando o produto ou serviço é inovador e não se sabe exatamente a reação do consumidor à novidade. Muito bom também quando o empreendedor é novato no assunto e é a primeira vez que empreende em determinado nicho do mercado. Muitas vezes a falta de recursos para o pontapé inicial sugere também a adoção do MVP.